sábado, 2 de janeiro de 2010

Habilidades e competências específicas de cada membro de uma empresa





Este artigo é uma sequência do anterior.
O vídeo mostra informações sobre a pedagogia empresarial. Somada à ética empresarial, torna-se um instrumento de grande valor para garantir o sucesso de qualquer empresa ou organização.

No artigo anterior, foram apontadas diversas razões para que um líder empresarial considere a necessidade de motivar os funcionários para o comportamento ético de uma empresa dando importância a interesses relacionados à satisfação pessoal interna. Porém, segundo especialistas em ética, o sucesso de um programa ético na empresa dependerá da exigência de algumas habilidades e competências específicas, tais como o envolvimento máximo de pessoas no projeto de implementação do programa, incremento de condições favoráveis para a prática ética desde o início do processo, confiança nas pessoas e apoio a elas quando ocorrerem dilemas quanto à prática ética, coerência em situações de adversidade e habilidade para evitar o falso moralismo e aceitar as pessoas com suas virtudes e seus defeitos. 
Marculino Camargo - fundador e presidente da Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos (Aditepp) - aponta sete razões básicas para uma empresa implementar um programa ético: exigências de mercado, sobrevivência, boa imagem, competitividade, responsabilidade social e concorrência. Porém, é preciso lembrar que  o ato de introduzir à força ou apenas por razões econômicas se torna infrutífero. É como querer remar no sentido contrário ao de uma correnteza impossível de ser vencida. Sem a incrementação de princípios de justiça e razão, nada por dar certo. 

Decisões de efeitos imediatos

Algumas decisões de efeitos imediatos sobre todos os funcionários e gestores da empresa Devem ser considerados para promover um gradativo envolvimento deles no projeto. Se não for possível a adesão total, é preciso pelo menos garantir a participação da maioria deles. Neste caso, como são necessários fundamentos sólidos para convencer pelo menos a maior parte dos membros da empresa sobre a necessidade da ética, a pedagogia também se torna um recurso indispensável.
Entra em cena, então, a pedagogia empresarial, que visa especializar profissionais de diversas áreas (educação, serviço social, engenharia, economia, ciências contábeis, etc.) a implementar nas empresas a interdisciplinidade, a aprendizagem colaborativa, a gestão do conhecimento e outras atividades como bases importantes para a implementação de um ambiente empresarial dinâmico, inovador e, é claro, sempre voltado à prática ética. 

No próximo artigo, serão abordados mais detalhes a respeito da aliança entre a psicologia e a ética empresariais. 

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