sexta-feira, 9 de julho de 2010

A alternância do poder entre pessoas



No artigo anterior, está escrito que o poder numa empresa nunca é imutável. É exercido por um determinado setor por pouco ou muito tempo, mas nunca o tempo todo. Numa situação de crise econômica, por exemplo, ou quando não se define a projeção da inflação, o poder geralmente é exercido pelo setor de finanças, mas apenas durante o período de indefinição econômica - que pode ser longo ou não.
Apesar de, por qualquer motivo que seja, o poder passar de um departamento para outro, as decisões e ações são tomadas e implementadas por pessoas. Portanto, as mudanças de poder dentro de uma empresa não ocorrem somente por causa de situações ou fatos esperados ou inesperados, mas também de acordo com as características e competências pessoais dos funcionários. 

Principais características pessoais associadas às mudanças de poder

Entre os elementos pessoais que determinam a capacidade de exercício do poder, costumam-se destacar a personalidade, o 'status' social e as características formal e de competência. Quanto à personalidade, destacam-se o dinamismo, a capacidade de aproveitar oportunidades, a habilidade em negociações e no interrelacionamento pessoal e a motivação para o trabalho. 
O "status" social se refere à rede de relações que o funcionário é capaz de criar.  Na verdade nunca é demais lembrar que isto é extremamente importante para qualquer pessoa obter sucesso na vida. 
O que se chama de "autoridade formal" é a posição hierárquica como fonte de poder. Neste caso, não se trata do poder exercido pelos líderes, mas do exercido pelos chefes. Lembre-se, "liderança" e "chefia" não são a mesma coisa. 
A autoridade da competência mede a profundidade do conhecimento que o funcionário tem em relação à empresa para a qual ele trabalha. Como já foi esclarecido em outros artigos neste blogue, todo funcionário que queira ser bem sucedido precisa conhecer o máximo possível sobre as potencialidades e as fraquezas da empresa em todos os aspectos; o que a legislação determina quanto à atuação da empresa no mercado e às suas funções sociais, etc. Neste caso, considera-se como líder a pessoa a quem os demais funcionários do departamento costumam, com maior frequência, perguntar o que podem ou não podem fazer ou como devem agir em determinadas situações. O líder é aquele que frequentemente dá a palavra final, a palavra que define uma decisão. 

Interesses em jogo

Em se tratando de poder, o que se verifica claramente no âmbito da política também ocorre nas empresas. Como o poder se move de um departamento para outro e de uma pessoa para outra segundo as exigências das forças de mercado e as características pessoais, obviamente entram em jogo os interesses pessoais. 
Durante um período pré-eleitoral, os partidos políticos se unem em coalizões para fortalecer as possibilidades de eleição de seus representantes. No entanto, o que mais caracteriza as negociações políticas é o conjunto de interesses comuns dos partidos e pessoais de seus integrantes. Numa empresa, as coalizões para obtenção de poder ocorrem também por interesses pessoais e comuns, e surge outra coalizão a partir do momento em que alguém demonstra outro interesse diferente. O que se verifica ao final de tudo isto é que cada coalizão sempre se configura de forma bem diferente de todas as outras.

A seguir: "Os principais instrumentos de poder"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!