quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Importância da Intermediação Financeira para o Desenvolvimento Econômico do País

"IFs" são instituições financeiras.
A função do intermediário financeiro 
é direcionar 
recursos provenientes 
de onde houver superávit para onde houver déficit 
de capital para investimento.


Para entender a importância disto, é preciso entender o papel dos agentes econômicos, que se dividem em duas categorias: os poupadores e os investidores ou "tomadores". "Agentes econômicos" são entidades (pessoas, empresas, cooperativas, órgãos governamentais, etc.) que, de alguma forma, participam de um sistema econômico. São exemplos de agentes econômicos as famílias, porque precisam satisfazer suas próprias necessidades; as empresas, porque precisam maximizar seus lucros, e o governo, porque precisa garantir o bem estar social. Todos os agentes econômicos tem que fornecer e pagar por bens e serviços. 
Os poupadores são os agentes econômicos em situação de superávit. Os investidores são os que estão em situação deficitária. Ocorre um superávit quando a renda de um agente econômico é superior à soma de seu próprio consumo com seus investimentos. O déficit é o inverso disto. Isto faz com que a intermediação financeira seja necessária para resgatar o equilíbrio entre os níveis de poupança e investimento. Para isto, o agente econômico deficitário recorre a empréstimos viabilizados pelo superavitário. Esses empréstimos ocorrem por meio de ativos financeiros (títulos, bens ou "commodities") que podem ser transformados em moeda corrente em curto prazo. 
Erroneamente, muitas pessoas dizem que "commodity" ("commodities" é a forma no plural), uma palavra da língua inglesa, significa "mercadoria". É palavra que tem o significado de "mercadoria", sim, mas apenas quando a mercadoria participa das transações comerciais de produtos primários nas bolsas de mercadorias. Por esta razão, a intermediação financeira tem importância fundamental para o desenvolvimento da economia do país conciliando os interesses de poupadores e investidores. 

2 comentários:

Obrigado por prestigiar este site!