sexta-feira, 15 de abril de 2016

O que é "inovação social"?

Mais importante
do que saber
o que é a inovação social
é saber interpretá-la
sob o ponto de vista ético.


Existem muitas definições para o que chamam de "inovação social". A mais aceita se refere a conceitos e novas estratégias relacionados a todos os tipos de necessidades sociais, incluindo condições de trabalho, educação, saúde, desenvolvimento de comunidades, etc., para fortalecer a sociedade civil. Como "sociedade civil" inclui um conjunto de instituições voluntárias que servem como mecanismos de uma ação dentro da sociedade, e como "sociedade" é todo conjunto de pessoas mesmos objetivos, levando-as a formar comunidades, é impossível não relacionar princípios éticos.
Empreendedor não é só alguém que inicia um negócio próprio. É alguém que, mesmo sendo empregado, empreende. "Empreender" é tomar a iniciativa de inovar. "Inovar" significa criar recursos antes não existentes até transformar algo aparentemente inútil em algo útil e importante para agregar valores. Para justificar esses valores, é preciso respeitar os valores éticos e os princípios éticos. A inovação nem sempre é técnica e nem sempre é material, mas, mesmo que assim seja, tem que ser sempre também social. Quem inova tem que estar ciente do momento certo e de como buscar oportunidades para inovar. Sim, porque inovar é preciso, mas para isto é preciso buscar as oportunidades, não ficar esperando por elas. 

Não se pode ficar esperando até que de repente surja uma "ideia brilhante". Geralmente as ideias surgem de ideias anteriores, mas para isto é preciso buscar a origem destas ou pelo menos onde elas estão.
Para serem bem sucedidas, as inovações exigem mudanças. Claro, porque sem mudanças, não poderiam ser inovações. O mais importante é saber que a disciplina na inovação é que é a principal base para o sucesso. Essa disciplina precisa ser interpretada na forma de um exame sistemático nas áreas de mudança para potencializar oportunidades empreendedoras principalmente sobre o ponto de vista ético.


Ilustração: Arquivo Google   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!